SETI@Home: units |
![]() |
![]() |
É o que irei explicar aqui neste pequeno tutorial. Nós vamos precisar de:
O grande problema é que os drives do PC, vem configurados como drive "B:" e a seleção da unidade lógica no PC é feita em uma pequena torção no cabo, para o usuário não ter que mecher nos jumpers de configuração. O caso é que isso se tornou um "padrão" e os drives de hoje, muitos nem tem mais os tais jumpers, ou quando os tem, esses são SMD. Ai fica a pergunta, como configurar o drive para "A:" ? bem você tem duas soluções: Ou procura os tais jumpers SMD e troca-se suas posições, ou inverte-se a seleção pelo cabo. Bom, vou apresentar as duas aqui, e fica a seu critério, qual usar: 1 ) Alterando o Drive Bem, pra isso, você vai precisar tem um pouquinho de prática com o ferro de solda e paciência. O drive que vou explicar como mudar a configuração pelos jumps, é o FD1231H da Nec, por se tratar um drive, bem "carne de vaca". Observe que do lado de baixo do drive, na placa bem perto do conector de dados (o de 34 pinos) existem dois jumps verdes marcado JA1 e JA2, o que faz a seleção do drive é o JA1, tanto que ele vem originalmente na posição 2 (DS1), dessolde-o com cuidado e passe para a posição 1 (DS0), e pronto! 1a ) O cabo: Agora é só providenciar um cabo pra ligar ele na interface. Pegue o cabo de drive do PC, observe que ele costuma vir com 4 conectores, 3 conectores "pequenos" e um "grande" note que em uma das extremidades os tem um grande e um pequeno bem perto, o grande era pra ligar os antigos drives de 5 1/4, que não se vê mais hoje em dia. Pode retirar ou cortar fora esse conector. Observe também que o cabo tem uma torção nos fios. Essa torção deve ser eliminada, para usar o drive que foi alterado de DS1 para DS0.
Se você optou por esse primeiro método, já esta tudo pronto, é so conectar cabo ao drive, coloque o fio vermelho correspondendo ao pino 1 do drive, deve estar marcado na placa, se não estiver, olhando o drive por trás, ele fica do lado esquerdo. Se você ligar o cabo invertido, não tem problema, o drive vai ficar com o seu led acesso direto, indicando o erro, basta desligar a alimentação e inverter o cabo. 2 ) Modificando o Cabo Essa, particularmente, eu acho a mais fácil. Pegue o cabo, retire ou corte com uma tesoura, o conector que era destinado ao drive de 5 1/4, (o conector maior), desmonte o conector menor com cuidado, desvire a porção do cabo que esta invertida e recoloque o conector, com cuidado para não prender os fios no lugar errado, para fechar o conector, eu costumo usar uma morsa, e ir apertando levemente. O cabo deve ficar como na foto acima. Agora, veja que existe um fio vermelho no cabo, esse fio é o numero 1, conte a partir dele até o décimo fio, levante-o, pule o próximo (o décimo primeiro) e levante o décimo segundo. Corte esses dois fios e inverta-os, de modo que fiquem cruzados. Solde dois pequenos pedaços de fio pra facilitar, e isole. Dessa forma, o drive não precisa ser mexido, sendo que:
3 ) Os disquetes Outro problema, mas não grave, são os disquetes, como o MSX, só formata disquetes com 720Kb, (disquetes DD, baixa densidade) e só se acha disquetes de 1.44Mb (disquetes HD, alta densidade) pra comprar, vai ser preciso um pequeno artifício, compre disquetes de 1.44Mb mesmo, tape o furo que fica do lado direito ( furo marcado com um circulo vermelho), com uma fita adesiva, e formate normalmente no MSX. Não se esqueça de tapar o furo, senão pode ocorrer do MSX não conseguir formatar ou ler os disquetes. 4 ) Outras informações Esta é a descrição dos pinos do drive, a esquerda estão os pinos que recebem dados da interface para o drive, e a direita os pinos que enviam dados do drive para a interface.
© 2000 by MSXPró
|