Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

. Transformação de MSX 1.x em MSX 2.0 utilizando o kit DDX.

Dica enviada por: Guilherme Groke

.

Back
     O kit DDX 2.0 pode ser utilizado para transformar qualquer micro nacional para 2.0. Neste documento, explicarei como transformar os micros hotbit 1.1 e 1.2 e expert 1.0 e 1.1.
    Tentarei ser o mais detalhado possível, de forma que mesmo quem não tenha muitos conhecimentos em eletrônica consiga fazer a conversão.
    O primeiro passo para a instalação do kit é abrir o computador, retirando os parafusos que o mantêm fechado. São quatro, em qualquer um dos computadores.
    Abrindo o computador, a maior placa é a placa digital, e será a que sofrerá maior alteração.
    Na página seguinte, temos um esquema das placas digitais dos computadores, dos quais constam apenas os CIs principais e componentes para referência, além da placa DDX.
    Para que a instalação seja iniciada, devemos retirar o VDP e a ROM principal.
    Os componentes que devem ser retirados são:

Computador

VDP

ROM principal

Hotbit

CI 27

CI 28

Expert 1.1

U2

U5

Expert Plus

---

CI-2


    No caso do Expert Plus, o VDP não pode ser retirado, já que ele fica dentro do MSX-Engine. Nunca fiz uma transformação no plus, mas imagino que a presença do VDP não atrapalhe a transformação.
    O Expert 1.0 possui todos os CIs com soquetes, enquanto que o hotbit não os possui. Portanto, no local onde ficava o CI da ROM principal, deve ser colocado um soquete para CI, onde será encaixada a placa DDX (conector Piggyback).
    No caso do Expert 1.0, caso se tente fazer esse encaixe, notar-se-á que a placa não encaixa, devido à altura dos outros CIs com soquete.
   

expert1.x plus_ddplus hotbit

 

    Temos então duas opções: ou colocamos DOIS soquetes sobre o local do CI da ROM ou então retiramos todos os soquetes dos CIs que ficam embaixo da placa DDX (são os CIs U30, U32, U1, U51, U33, U35, U38, U31 e U29). Esta segunda opção é bem mais trabalhosa, mas é preferível, pois soquetes para CIs são mecânicos, portanto mais sujeitos a mau-contatos. Dois, um em cima do outro, então...
    Nota: o soquete do VDP não precisa ser retirado, pois não interfere na altura da placa DDX.
    Retirados os CIs e soquetes necessários, o passo seguinte é confeccionar um cabo flat de 20 vias, e na ponta um conector IDC20 que encaixe na barra de pinos.
    Deve-se também secionar a trilha que vai para o pino 4 do slot direito dos experts ou esquerdo do hotbit.
    A seguir, os fios desse conector deverão ser soldados em baixo da placa digital nos locais designados:

CN1:

Pino

Conexão

Sinal

01

NC

02

Pino 37 do CI 9128

Clock

03

NC

04

NC

05

Pino 14 do slot

/RD

06

Pino 4 do slot

/SLTSL

07

Pino 13 do slot

/WR

08

GND

Terra

09

Para a trilha que ia para o pino 4 do slot

/SLTSL

10

Pino 15 do CI 9128 (VDP)

/CSR

11

Pino 15 do slot

/RESET

12

Pino 14 do CI 9128 (VDP)

/CSW

13

Pino 16 do CI 9128 (VDP)

/INT

14

NC

15

NC

16

NC

17

Pino 9 do slot

/M-1

18

NC

19

Pino 11 do slot

/IORQ

20

Pino 18 do slot

/A15

ddx2


   Recomenda-se, contudo não se soldar os fios diretamente no conector do slot, e sim do lado debaixo da placa, para não estragar o conector EDG50.
   No hotbit, o pino 1 do conector Piggyback da placa DDX deve ser retirado (ou quebrado), pois por este pino, o kit pega alimentação de 5V da placa digital. Em decorrência da fonte DDX não oferecer suficiente corrente para este circuito, isto deve ser feito, ou instalar uma fonte chaveda de PC, ai neste caso não é preciso retirar o pino 1 e não é necessária a fonte extra.
   A seguir, já podemos fixar a placa DDX na placa digital do computador, encaixando o conector Piggyback no soquete do slot da ROM principal, tomando o cuidado de verificar se nenhum dos pinos entortou durante a inserção.
   O cabo flat já pode ser encaixado na placa DDX. Recomenda-se soldar pequenos pedaços de fio rígido do terra da placa DDX à placa digital em vários pontos em torno da placa, para não deixá-la sair da conexão.
   A seguir, devemos confeccionar outro cabo, com um conector de 7 pinos, que vai captar o sinal de vídeo do V9938 e mandá-lo para a saída de vídeo e RGB.
   A pinagem deste conector é a seguinte:

CN2:

Pino

Sinal

01

R

02

B

03

Clock (3.58MHz)

04

G

05

Sincronismo

06

Y (Vídeo composto)

07

GND

    No caso do Expert 1.1, devemos fazer modificações na placa analógica, pois o VDP original não fornece sinais R, G e B, mas sim R, R-Y e B-Y. A placa analógica se encarregam da matrizagem destes sinais, e geração dos sinais R, G e B para o modulador MC1377. Devemos portanto desligar esta parte de matrizagem e injetar os sinais diretamente no modulador.
    Para isto, devemos retirar os capacitores eletrolíticos C23, C35, C36, C37, e o transistor Q26
    O sinal R deve ser aplicado ao pólo negativo de onde ficava C37, o B no negativo de C35, o sinal G no negativo do C36. O sinal de sincronismo deve ser ligado ao lugar onde ficava o emissor do transistor Q26, o sinal de vídeo composto deve ser ligado ao P7 (próximo ao conector RGB), o GND a qualquer sinal de terra da placa analógica, e o sinal do pino 3 ao conector P1 da placa do modulador de RF (onde saía um fio que ia para a placa DIGITAL).
    No caso do Expert Plus, o MSX-Engine já fornece os sinais R, G e B, de forma que não é necessária modificação na placa analógica. Basta interromper estes sinais na placa digital e colocar estes sinais do V9938 nas trilhas correspondentes (vide pinagem do MSX Engine - T7937A)
    No caso do hotbit, o processo envolve a adição de uma nova placa, moduladora - que transforma o sinal RGB em vídeo composto.
    Essa placa pode ser adquirida pronta ou deverá ser construída e encaixada no lado direito inferior da placa digital.
    A placa de vídeo do hotbit deverá ser modificada - deverão ser retirados os fios que levam o sinal Y, R-Y, B-Y da placa de vídeo, devendo ser mantidos apenas os sinais CLK, GND, +B, AUD. Na entrada do sinal Y, deverá ser aplicada a saída de vídeo do modulador MC1377.

    Após tudo isso, o micro deverá inicializar normalmente. Caso a fonte não chegue a ligar, desligue-a e verifique se não há curtos ocorrendo. Lembre-se que para a fonte do Expert armar, é necessário encaixar o conector que liga as chaves dos slots frontais.
    Se alguma dúvida surgir, mande-me um e-mail: ggroke@hotmail.com



© 2001 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!