Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

>> O Protótipo do MSX?

Por: Alexandre Souza (o tabajara!)

.

Back
  

   Esta ai uma coisa que eu sempre quis ver, e nunca tinha visto. Procurando pela foto da placa prototipo do Ademir para ilustrar uma outra pagina, essa perola me caiu nas mãos por intermédio do "Vladmir Machado Malaquias", e seu site "The HOME of MSX". Nao o conheço e o site não é atualizado desde 97. Então enquanto a pagina não se perde no éter da internet, que fique registrado esse achado fantástico aqui!

Vale ressaltar que essas fotos foram gentilmente cedidas por Aibara Syuuhei. Este micro foi feito na universidade de HOKKAIDO, no campus de ASAHIKAWA, e desenvolvido pelo professor HIROSHI OGAWA. O nome código deste projeto era SAFARI PARK e depois veio a ser produzido pela Yamaha do Japão. Infelizmente estas são as únicas informações que eu tenho deste tesouro. Se alguém souber mais de algo, por favor se manifeste!!!

Professor Hiroshi Ogawa

 

O protótipo com sua cobertura metálica. Observe as teclas de função com legendas em papel!

 

Detalhe do micro por dentro. Pode-se ver a esquerda um banco de memórias (VRAM ou RAM?) assim como na parte de baixo. Atrás do cabo flat branco podemos ver de baixo pra cima a 8255, o AY3-8910 e o Z80 da Sharp. Acima a placa com as ROMs e uma interface de impressora conectada ao slot.

Luciano Sturaro acrescenta: "A julgar pelo layout, eu tenho 99% de certeza que as rams pretas são vram e as que tem blindagem dourada (chip de cerâmica igual aquele meu vdp 2+? Iau!) é a main ram, olha os 74LS157 logo acima do banco de ram."

 

O micro sem a tampa, com a fonte de alimentação a esquerda

 

Mais uma foto do protótipo sem a tampa

 

© 2007 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!