Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

. RBG -> VGA

Projeto por: Luciano Sturaro

.

Back
   A idéia não é necessariamente ligar qualquer monitor VGA no MSX, mesmo porque isso não é possível, pois os monitores atuais, só trabalham a partir de 32Khz, e o MSX, por usar RGB só gera sinal de sincronismo a 15Khz. A idéia é usar monitores que funcionam a 15Khz, um exemplo clássico é o NEC MultiSync 3D, este funciona perfeitamente a 15Khz, uma boa página para consulta sobre monitores é essa aqui: http://www.griffintechnology.com/archive/video/mondata.html . Se você teve a curiosidade de clicar no primeiro link deve ter observado que o NEC funciona a 15Khz, portanto antes de sair comprando um monitor consulte se ele pode funcionar a essa freqüência de varredura.
   Adianto que são muito poucos monitores que funciona a essa freqüência. Mas já poupando algum trabalho, fiz essa página com um resumo, de vários monitores que funcionam a 15KHz

   Uma coisa a ser observada, é que o Nec Multisync foi um monitor muito comum por volta de 1990 a 1995, portanto, não é difícil de encontrar um usado em bom estado.

   Para fazer a ligação é necessário observar algumas coisas:

1-  Alguns monitores VGA requerem sinal de sincronismo separados, Hsync e Vsync. No caso, o MSX utiliza Csync (composite sync), 

2- Vários monitores além do Hsync e Vsync, aceitam Composite Sync em nível TTL (o NEC aceita), então é necessário apenas converter o nível de sincronismo para TTL.

3- Alguns MSX não possuem a saída de +12V ou +5V, o Turbo-R por exemplo tem a saída AV Control, porém essa saída tem apenas 3V. O circuito como  o LM1881 não irá funcionar, já o conversor de sincronismo TTL, ao menos no meu Turbo-R funcionou, porém se ocorrerem instabilidades pode ser necessário uma modificação simples no Turbo-R, remover o resistor R73 (1K) e colocar um jump em seu lugar. Desta forma teremos 5V no pino AV Control. Não sei se isso também se aplica a outros micros importados.

4- No caso da saída de tensão ser de 5V, será necessário eliminar o regulador de 5V do LM1881,  ou do conversor de sincronismo TTL. nesse caso, no circuito com o LM1881, remova o resistor de 1K e o zener de 5V1, e ligue a alimentação direto no pino 8. Já no conversor TTL, elimine o 78L05 e ligue os 5V onde estava ligado o pino 1 do 78L05. Para alimentação com mais de 5V MANTENHA OS REGULADORES DE 5V. Na falta de 78L05, use um 7805 mesmo, mas preste atenção que a sua pinagem é diferente do 78L05.

Fig 01

5- ATENÇÃO! Monitores LCD, muitos deles não gostam do sinal Vsync, e começam a entortar a imagem, ficam desligando, etc. Se isso acontecer (no circuito com o LM1881), experiente desligar o sinal Vsync (pino 14 do conector VGA). Ou use o circuito conversor TTL que não tem o sinal Vsync (e é mais barato de montar).

   Vamos aos adaptadores:

    LM1881: Para monitores que exigem Hsync e Vsync (entradas de sincronismo separadas)

  adaptador

 Como podemos observar, o circuito é realmente muito simples, sendo fácil monta-lo dentro da capa de um conector HD15.

    Conversor TTL: Para monitores que usam Csync (entrada única de sincronismo)

Esquema

   Este circuito é um pouco mais complexo, sendo difícil monta-lo dentro da capa de um conector HD15 principalmente se você usar um 74HCT04 em formato DIP e um 7805 comum, a menos que se monte usando componentes SMD (para montagem em superfície). Uma observação importante, apenas utilize integrados da linha u HCT, (ex.: 74HCT04) a linha LS não funcionou (ex.: 74LS04). No caso de se reaproveitar componentes SMD de uma sucata, outros gates TTL's também podem ser usados, desde que sejam HCT e sejam inversores, ex.: 74HCT00 (opção A) ou 74HCT02 (opção B).

   A pinagem do conector VGA, é padronizada, usa um DB15 de alta densidade (HD15), toda a sua pinagem esta descrita na figura abaixo, essa figura foi retirada do Hardware Book, recomendo, para quem gosta de eletrônica, que o tenha em seu computador, pois tem muita informação sobre conectores.

vga_conn

   Finalmente, aqui temos a pinagem dos conectores RGB dos dois micros mais comuns no Brasil (ta, ta certo que Turbo-R tem poucos... :o) note que são diferentes de um pra outro. De outros micros, como Philips, Yamaha, eu não tenho as informações. (p.s. O Hotbit não tem saída RGB)

msx_conn

   A sugestão para se montar os adaptadores  dentro da capa de um HD15 Fêmea, pode ser vista abaixo (exemplo para o LM1881). Faça com uns 10 ou 15CM de um cabo Maga de 7 vias, e o conector DIM é de 8 pinos, assim você terá um prático adaptador.

Adaptador



© 2002 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!